«

ago 08

Trocador de calor

Circuito de arrefecimento do ATF
O ATF é alimentado desde a saída da bomba até o conversor de torque, que é utilizado como importante meio de transmissão de potência. Desde que o trabalho do conversor de torque gera muito calor por atrito, a temperatura do ATF aumenta inevitavelmente. Assim, é necessário fazer com que o ATF saia do conversor de torque para ser arrefecido. Normalmente, o ATF é forçado para fora do conversor através de uma tubulação metálica até o radiador do ATF, que pode ou não ser construído junto com o radiador de arrefecimento do motor. Após o ATF ter sua temperatura reduzida, ele volta a circular pela linha de retorno até a transmissão para cumprir sua missão de lubrificação nas peças internas.
Conforme pode ser aprendido do acima, a limpeza das linhas de arrefecimento e do radiador é um dos itens principais na manutenção do ATF.

 

Em muitas transmissões automáticas modernas, é utilizado o método de arrefecimento através da água do radiador. O ATF que retorna do conversor de torque vai diretamente ao radiador através da tubulação própria.

 

Temperatura do ATF e vida útil em termos de distância percorrida

 

 

Um teste de durabilidade desenvolvido nos Estados Unidos e Japão indicou a relação entre a temperatura do ATF sob operação e sua vida útil em termos de distância percorrida acumulada (quilometragem)

 

se a temperatura do ATF subir em trabalho para 150º C, poderá haver tendência de patinação dos discos e cintas e o ATF deverá ser substituído após o veiculo percorrer uma distância acumulada de somente 6.400 quilômetros. Se a temperatura do ATF exceder 160º C, a embreagem multi-discos será destruída pela queima e o ATF será carbonizado, danificando os vedadores da transmissão. Estes são os resultados deste teste desenvolvido nos Estados Unidos e Japão.
Toda limpeza do sistema deverá também compreender a limpeza da tubulação, do radiador e do conversor de torque, pois sabemos que qualquer quantidade de fluido oxidado, se deixado no sistema, rapidamente influenciará a oxidação do fluido novo substituído, apressando o processo de deterioração do fluido novo.
Conforme aprendemos do exposto acima, um aumento ainda que pequeno na temperatura do ATF certamente resultará em sua deterioração mais rápida. O resultado da deterioração do ATF aparecerá como descoloração. Nos serviços de manutenção

 

existem varios tipos de trocador de calor , veja alguns exemplos nas imagens abaixo :

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>